22 de mar. de 2010

SANTUÁRIO DE CIMBRES

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PESQUEIRA - PE
Em Pesqueira, a 215 km do Recife, em Pernambuco encontramos o  Santuário de Cimbres, local da aparição da Mãe de Deus, em 1936.

Cimbres é uma Vila de Pesqueira. Foi aí que aconteceu a aparição de Nossa Senhora das Graças, em 6 de agosto de 1936 às adolescentes Maria da Luz, que hoje é freira e se chama Irmã Adélia, e Maria da Conceição (que já é falecida). A Virgem falou a elas dos castigos que seriam enviados por Deus e pediu orações. Desde desse tempo o santuário de Cimbres é um centro de romarias, dos cristãos que buscam milagres.

Houve um longo processo para atestar a verdade daquele acontecimento, que só se concluiu em 1966, quando o Vaticano confirmou a história da aparição. E essa é uma das cinco aparições confirmadas pela Igreja.O acesso ao santuário se faz por 296 degraus e seis rampas, até chegar no alto da serra da Guarda.
Estive este fim de semana no Santuário e vi com que desprezo ele vem sendo tratado. Estava abandonado, sujo, quebrado, a imagem da Nossa Senhora das Graças esta toda riscada e quebrada, tem lixo para todo lado, não sei o que acontece, é uma pena que um lugar com tanto significado para nós católicos esteja tão esquecido.

3 comentários:

  1. Esive este final de semana e nao pude subir pois fomos abordados por um monte de gente que fica la, pedindo coisas , dinheiro, fera e etc, ficamos com tanto medo que desistimos de subir , entramos no carro e voltamos . E uma pena esta totalmente abandonada .......

    ResponderExcluir
  2. Estivemos dia 26/02 no sítio Guarda, o lugar realmente vem sendo destratado... Muito lixo, até pacote de preservativo foi encontrado aos pés da imagem de Nossa Senhora... O Mais triste, são os moradores da região... que nitidamente se mostram como pessoas sem devoção, que são condicionados a ganhar dinheiro ou alimento, utilizando a aparição da nossa senhora. São de grande maioria, crianças que foram ensinadas a conseguir dinheiro dos devotos. Na volta um dos membros de nosso grupo escutou quando uma mulher perguntou para um menino que nos guiava: "Quanto deu?" e ouvimos quando o menino falou o valor. Não queremos dizer que o lugar esta abandonado espiritualmente ou muito menos que deixou de ser sagrado, pois a fé esta em cada um que a procura.

    ResponderExcluir
  3. Estivemos no santuário domingo 29/05/11, encontramos o local menos sujo do relatado em outras citações de visitantes. Vimos uma abandono da população pelo poder público, que deveria incentivar o turismo religioso dando treinamento aos moradores e quem sabe promovemdo a implantação de rede hoteleira. Oservamos que existe outro santuário dedicado a N S das Graças, com mirante, via sacra e uma bela capela, digamos um "Santuário classe "A"". Esperamos que o poder público de Pesqueira desperte para esses problemas.
    Salomão Ferreira

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA!